Para quem sonha em ter uma piscina no domicílio, as de fibra de vidro são sinônimo de instalação simples e valor baixo, especialmente quando comparadas aos modelos de alvenaria ou vinil.

piscinasdefibra

As piscinas de fibra começaram a ser produzidas nos anos 50, inspiradas na produção de barcos com o mesmo material. Além de mais leves – o que facilita a instalação em apartamentos ou coberturas – também são pré-fabricadas e possuem durabilidade mínima de 20 anos. As empresas, por exemplo, dá 15 anos de garantia, lembrando que as piscinas de fibra têm vida longa, se instalada de modo correto e receber os cuidados de conservação necessários.

Tipo de Terreno
Em primeiro lugar, é necessário fazer a escavação do terreno onde a piscina será instalada. Por ser mais leve, a de fibra dispensa o uso de malhas de ferro, vigas e argamassa como é feito nas de vinil, por exemplo – geralmente utiliza-se um colchão de areia e base cimentada fina no fundo do buraco. Nessa fase, é importante conferir o nivelamento, para garantir que a piscina seja instalada corretamente e para que não surjam rachaduras ou vazamentos depois.

Modo de Instalação
Após o terreno ser escavado e devidamente nivelado, a piscina pode ser instalada no buraco. Terminada essa etapa, devem ser colocadas as tubulações hidráulicas e bomba de água, que manterão o fluxo de água dentro da piscina.

Uma mistura chamada “farofa” – feita de areia, cimento e terra – deve ser utilizada para preencher o entorno da piscina, vedando totalmente a parte escavada e o casco. Ao mesmo tempo em essa massa é adaptada, a piscina também pode receber a água (o peso ajuda no assentamento do solo e da própria piscina).

Já a instalação do contrapiso e do revestimento externo em volta da piscina só deve ser feita depois que o solo estiver totalmente compactado.

Veja também: Armários embutidos: instalação, cuidados, vantagens e inspirações

Para assegurar que a sua piscina será instalada dentro dos padrões e com segurança, opte por empresas e profissionais especializados nesse tipo de trabalho. Além disso, é importante se confirmar de que o seu terreno está nas condições adequadas para receber uma piscina de fibra de vidro.

As Empresas de Piscinas, além da venda, também realiza toda a instalação, estudo do solo e orientação durante o processo de fixação da piscina – e o prazo de instalação é de até 4 dias, se não ocorrerem coisas não esperadas, como chuva, por exemplo. Confira os modelos disponíveis aqui no bim.bon.

Precauções com a piscina
Devido às características do revestimento, as piscinas de fibra não conseguem ser esvaziadas sem que se faça um trabalho de escoramento das paredes, pois há risco de quebrar ou trincar quando está seca e sem suporte. Sempre que precisar esvaziá-la, entre em contato com serviços especializados.

A pintura da piscina de fibra é sensível ao contato direto com produtos químicos. Por isso, o cloro e os algicidas – que impedem a proliferação de algas – devem ser bem diluídos antes de misturados na água.

Além disso, também é imprescindível utilizar ceras e itens de limpeza específicos para manter o brilho, a durabilidade e a proteção contra o sol (os raios solares ressecam o revestimento da piscina e podem causar rachaduras). Também é necessário medir a alcalinidade total da água 1 vez por mês e o pH 2 vezes por semana.

Com esses cuidados e instruções, manter uma piscina de fibra em casa é um investimento agradável e perdurável.