piscinamanchada
É importante, antes de tudo, verificar o tipo de mancha que se mostra em sua piscina.
Deve-se identificar que tipo de mancha está na piscina pois nas piscinas de vinil, há um determinado defeito de fabricação que propicia o crescimento de uma espécie de fungo que acaba por manchar as paredes e o fundo da piscina. Apesar de não ser muito comum, pode acontecer.
O vinil para piscina geralmente tem vários anos de garantia contra defeitos de fabricação e estas partes manchadas causadas por fungos, são consideradas um defeito de fabricação.
Confira a seguir algumas imagens de uma piscina manchada por fungos, que foi trocada como defeito de fabricação.
A Sibrape forneceu outro bolsão de vinil para nosso cliente que teve sua piscina manchada por estes fungos.

O problema com partes manchadas pode acontecer em piscinas de alvenaria (pastilha, azulejo, porcelanato) e também em piscinas vinil.
Vamos falar então das partes manchadas que não são causadas por defeitos de fabricação. São vários os fatores que podem fazer com que apareçam partes manchadas na piscina.
Fatores que contribuem para o aparecimento de partes manchadas na piscina

O desenvolvimento de algas
A presença de metais na água de abastecimento
Fissuras permitindo a penetração da sujeira e matéria orgânica na base do revestimento, fazendo com que fique escuro e vários outros…
Retirando as partes manchadas da piscina

partes manchadas em piscina de azulejo, piscina de pastilha ou piscina de porcelanato

Retirando as partes manchadas da piscina – Antes e depois do tratamentoDeixar um tablete de tricloro, em contato com a superfície manchada;
Deixe o tablete até que a mancha saia por completo, sempre lembrando de esfregar diariamente o local manchado.
Retire os tabletes se for usar a piscinaNesse período a piscina não deverá ser utilizada caso o teor de cloro ultrapasse 3ppm, e para utilizá-la, os tabletes devem ser removidos e armazenados em um balde plástico com água da piscina.
Depois da utilização da piscina, volte com os tabletes de cloro para o local onde a piscina está manchada.
partes manchadas em piscina de fibra e piscina de vinil

As partes manchadas em piscinas de vinil ou fibra podem ser removidas através da redução do pH, para abaixo de 6,8 utilizando redutor de pH.
A redução do pH torna a água ácida e amolece as partes manchadas tornando-as fácil de se remover.
O tratamento poderá ter a duração de uma semana, durante esse período a piscina deverá ser interditada, e escovações na superfície das partes manchadas da piscina deverão ser realizadas com escova própria para o revestimento. Não utilize esponja de aço ou materiais abrasivos.
Após a remoção da mancha da piscina, aspire o fundo da piscina com o filtro na posição drenar. Ajuste os parâmetros de alcalinidade e pH, mantenha o teor de cloro entre 1 e 3ppm.
MAS ATENÇÃO: revestimentos de fibra e vinil são mais sensíveis, não deve-se aplicar os tabletes de cloro como descrito para os revestimento de azulejo, pastilha e porcelanato pois, caso seja feito, certamente você danificará o vinil ou a fibra da piscina irreversivelmente!
Bom, estas são algumas formas de remover as partes manchadas na piscina. Porém o ideal mesmo é que elas nunca apareçam!