A água de uma piscina cristalina só se apresenta de tal forma quando não existem partículas de sujeira em suspensão.

11/03/2015 - Cidades - Gustavo Abdel - DENGUE  - PISCINA ABANDONADA -   - Uma piscina abandonada na Rua Carauba, no Parque Universitário, ao lado do Complexo Hospitalar Ouro Verde, causa a ira de moradores da redondeza, pois a proprietária, que mora no imóvel, ignora o pedido dos vizinhos para que ela dê um jeito no enorme criadouro.  Foto: Janaína Ribeiro/Especial AAN

11/03/2015 – Cidades – Gustavo Abdel – DENGUE – PISCINA ABANDONADA – – Uma piscina abandonada na Rua Carauba, no Parque Universitário, ao lado do Complexo Hospitalar Ouro Verde, causa a ira de moradores da redondeza, pois a proprietária, que mora no imóvel, ignora o pedido dos vizinhos para que ela dê um jeito no enorme criadouro.
Foto: Janaína Ribeiro/Especial AAN

Para obtermos este resultado, uma boa opção é realizar uma decantação na piscina.
A decantação é um processo que permite separar misturas de sólidos com líquidos e faz parte do tratamento físico da piscina.
Na nossa área, a decantação em uma piscina, é o processo de separar as partículas de sujeira das partículas de água.
Como Decantar na Piscina
Sabemos que a decantação na piscina é necessária quando há forte presença de partículas de sujeira na água e para solucionar este problema, é necessário analisar os parâmetros da água e ajustá-los inicialmente.
Escovação das paredes e do fundo da piscinaCaso tenha dúvida quanto aos parâmetros, confira os artigos: a importância de controlar o pH da piscina e a importância de controlar a alcalinidade da piscina.
Depois de conferir o pH e a alcalinidade, tenha certeza de que o cloro livre de sua piscina está entre 2 e 3ppm para melhor ação do decantador.
Durante a escovação, deixe a piscina recirculandoO processo de decantação deverá começar pela escovação de todas as paredes e fundo da piscina.
Deve-se escovar toda a estrutura da piscina, limpar as boras e etc, com o objetivo de fazer com que toda a sujeira desagarre das paredes e do fundo da piscina.
Decantador para piscina
Durante a escovação deixe a bomba ligada e o filtro na posição recircular ok?
Depois desta primeira parte, vamos à aplicação do decantador.
Verifique no rótulo a quantidade de decantador deve-se colocar, calcule pelo volume de sua piscina e adicione à piscina.
Dicas para usar o floculante na piscina

1 Não utilize sulfato de alumínio pois ele abaixa o pH da piscina.
2 Mantenha o cloro em patamares mais altos caso perceba a presença de algas na piscina. 3ppm é o ideal para realizar o processo de decantação.
3 Misture o produto num balde e somente depois jogue na piscina para uma melhor homogenização.
Depois de jogar o decantador na piscina, desligue a bomba do filtro e deixe a água em repouso por no mínimo 12 horas.
Após este tempo, toda a sujeira que estava nas paredes da piscina, e em suspensão na água da piscina, deverá estar assentada no fundo da piscina pronta para ser retirada com o carrinho de aspiração da piscina.
Aspirar o fundo da piscina e completar o nível – 3º passoO terceiro passo é aspirar drenando o material decantado e completar o nível de água caso seja necessário.
Em alguns casos de infestação por algas, elas podem, depois de decantar, subir para a superfície da piscina. Neste caso é interessante realizar um tratamento de choque antes de fazer a decantação normal da piscina.
Caso seja necessário, pode-se repetir o processo.
Após a decantação, trate sua piscina com cloro granulado normalmente.